terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

“Ensaio sobre a Cegueira”, uma realidade atual


Vivemos numa sociedade em que cada vez mais não se pensa a realidade que a constituem. Os indivíduos pertencentes a ela, não fazem uma análise critica e valorativa da gama de coisas e situações que constantemente vivem. A cegueira branca apresentada no filme: “Ensaio sobre a cegueira,” é esse estado em que atualmente as pessoas se encontram, piores que zumbis. A todo instante as pessoas falam, comem, andam, vendem, compram, gastam dinheiro e tempo, mas parece que tudo isso não faz diferença, como se cada pessoa fosse uma folha branca que por mais que se escreva nunca fica nada escrito, manchado, acertado ou errado.
Nossa época é marcada pelas grandes massas de pessoas morando em cidades muito grandes, principalmente populacionais. Contudo, cada indivíduo que pertencente a essas cidades, executam uma série de funções e hábitos, mas não tem a real dimensão dessas duas realidades, muito menos, uma percepção da realidade que ele é escravo, junto com sua esposa,  seu vizinho, seu colega de trabalho.
Não tem como pensar uma a liberdade de ser e fazer, numa sociedade em que o cada metro quadrado é ocupado por duas ou mais pessoas, que não se conhecem nem mesmo de vista. É um dado assustador, pois, uma pessoa faz uma série de coisas com outro indivíduo ao lado, falam, respondem-se, mas não o conhece.
A cegueira branca não é uma utopia, é uma realidade. A grande pergunta é: Como iremos romper essa cegueira alucinógena? Quais meios utilizaremos para fazer e ser o que realmente pensamos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário